Estrutura organizacional

Secretaria de Assistência Social

Responsável: Kátia Carvalho
Endereço: Av. Ramiro Teixeira, s/n, Centro
Telefone: 64 3668-1759 / 9606 8384
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 11h e das 13h às 17h

Competências

A função da Assistência Social é fornecer uma política social voltada ao atendimento das necessidades básicas dos mais carentes, sempre atuando em favor da família, do idoso, das gestantes, da criança e do adolescente.

Seu dever é fortalecer essas pessoas, criando ações de reintegração ao mercado de trabalho, programas sócios educativos, fazer a reabilitação de pessoas portadoras de deficiências na sociedade, mutirões para promover a saúde em lugares de alta vulnerabilidade, entre outras.

Sendo assim, o trabalho do assistente social é destinado às pessoas sem condições de garantir esses direitos básicos sozinhas, de forma permanente ou provisória.

CRAS

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) é um local público, onde a população pode contar com vários tipos de serviços de assistência social, que tem como finalidade, melhorar a vida da comunidade.

No CRAS é oferecido o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A comunidade também é orientada em todos os benefícios assistenciais disponíveis, podendo realizar sua inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

CREAS

O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) é um local público que atende a população de uma determinada região de alta vulnerabilidade e pobreza. Suas atividades são muito similares com as do CRAS, porém seu foco é voltado para uma parte da população que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados, como: Violência física, psicológica e negligência, Violência sexual, Afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção, Situação de rua, Abandono, Trabalho infantil, Discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia, Descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos, Cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes

Desenvolvido por