POSTADO EM 22 maio 2019 · Sem categoria

Semana Nacional de Museus foi movimentada em Serranópolis.

A Semana Nacional de Museus que aconteceu de 13 a 19 de maio em todo Brasil, foi sucesso também em Serranópolis, no Museu Serra do Cafezal e complexo Armazém de Cultura, sobre a tutela da Secretaria de Cultura e Turismo. Várias palestras, mesas de conversa, exposição, filmes, diversas visitas mediadas junto ao Museu e muito mais aconteceu nestes dias.

Aconteceu várias Mesas Redondas e de Conversa, dentre elas; com Prof Dr Marcos Menezes da UFG, com participação de alunos do 3° do Ensino Médio local, Graduandos em História, Direito e Pedagogia da UFG Jataí, populares e professores. Aconteceu ainda, mesa de conversa com a Professora e Mestra Cláudia Graziela da UFG, momento de muita descontração e participação de diversos alunos e participantes em geral, com a temática; Invisibilidade e Desvalorização do Trabalho de Mulheres. Encerrando os ciclos das palestras e mesa de conversa, aconteceu a palestra foi mediada por Delidio P. Nery, Professor e Secretário de Secretário de Cultura e Turismo de Serranópolis, com a temática; Museus – Passado, Presente e Futuro.

Alunos dos 1° Ano A e B e Graduandos em Pedagogia pela UFG, participam de visita mediada pela Professora Lázara Mayara no Museu Serra do Cafezal, e mais uma ação junto a Semana Nacional de Museus.

A Escola Construindo o Saber também esteve durante a semana de museus, visitando o Museu Serra do Cafezal, Os alunos puderam conhecer um pouco da história natural de Serranópolis, além de uma aproximação grande de peças arqueológicas e dos animais empalhados que representam o cerrado brasileiro. “É de verdade este animal tia”? perguntou o aluno a professora e Mediadora do Museu Lázara Mayara.
Várias escolas não só do município tem visitado diariamente o museu, nesta semana em especial aconteceu uma programação especial, com visitas inclusive de alunos de Caçu, Paranaiguara e da capital federal, Brasilia DF.

O Filme do Imbilino também fez parte da programação, lotando o auditório do Armazém de Cultura para assistirem o filme, Eu Sou Um Toco! que inclusive teve a participação do ator e comediante Hugo Caiapônia.

Aconteceu ainda a abertura da Exposição; O universo dos Livros de Chico Xavier, que ficará no espaço de exposições do Armazém de Cultura ate dia 16 de junho. Vale a pena conhecer um pouco mais da história de Chico Xavier, destacou a curadora da exposição, Professora Estael.

Durante a programação da Semana Nacional de Museus, aconteceu a abertura oficial do eventos, que contou com a participação do Secretário de Cultura e Turismo Professor Delidio Nery, do Prefeito Municipal Tárcio Dutra e da Vice Prefeita Dra Jane Áurea, ainda, a vereadora Zilvone Valentim, secretários, professores, alunos e população em geral.

O evento em geral, fez parte da programação da Semana Nacional de Museus. Museu Serra do Cafezal, Sectur, Governo Municipal de Serranópolis e Ibram.